Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Celebração do Sacramento do Matrimônio
 
Celebrantes


e


Presidente
 
Padre Ricardo 
 
Igreja de Santo Inácio de Loyola

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2013
 
Houve um primeiro dia e nele algo foi diferente: o Amor nos reuniu.
Num outro dia passamos a sentir o bem que Ele nos fazia.
Passado um novo dia descobrimos que não podíamos viver separados.
Até que chegou o dia em que, diante do Amor, iremos celebrar, junto com vocês,
O Amor.

1 - ACOLHIDA
Sacerdote (S.): Estamos todos aqui reunidos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos (T.): Amém.
S.: A graça de nosso Senhor Jesus cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco.
T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
S: Ana Luiza e Thiago, a Igreja, nesta noite aqui representada por seus parentes e amigos, também toma parte na alegria de vocês. Trata-se de um momento de grande júbilo, no qual o amor humano se concretiza em sacramento. Tal fato vem nos demonstrar quão unida à Trindade está a vida que vocês iniciam nesse momento.
Juntos, peçamos a Deus que os abençoe, para que o que aqui celebramos se realize, em plenitude, cada dia das suas existências.
noivos: Estamos felizes e a presença de vocês, tantos parentes e amigos queridos, intensifica nossa felicidade. Com vocês nos sentimos comunidade. Com cada um de vocês compreendemos que o Amor é o sentido fundamental das nossas vidas. Sem ele seria impossível existir.
S.: Vivendo a alegria de sermos Igreja, rezemos: Senhor nosso Deus, que desde a criação colocastes no coração humano o desejo de se completar no outro, abençoa esta sua fiha Ana Luiza, este seu filho Thiago, para que, unindo-se em matrimônio diante do vosso altar e da comunidade aqui presente, sejam confirmados no amor e na fidelidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.

2 - LITURGIA DA PALAVRA
 
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: Capítulo 13, versículos de 1 a13.   
Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.
Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.
O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.
Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.
Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos como num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.
Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o Amor.
 
Palavra do Senhor.
 
T.: Graças a Deus
 
Evangelho
 
S.: O Senhor esteja convosco!
 
T.: Ele está no meio de nós.
 
S.: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo João Capítulo 2, versículos de 1 a 11.
 
T.: Glória a vós, Senhor.
 
No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos.
Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: -"Eles não têm mais vinho!".
Jesus respondeu:
-"Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou."
A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo:
- "Façam o que ele mandar."
Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus.
Jesus disse aos que serviam:
- "Encham de água esses potes."
Eles encheram os potes até a boca.
Depois Jesus disse:
-"Agora tirem e levem ao mestre-sala."
Então levaram ao mestre-sala. Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo e disse:
-"Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora."
Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele.
Palavra da Salvação
T.: Glória a vós, Senhor.
 
Homilia
 
3 - RITO SACRAMENTAL DO MATRIMÔNIO    
S.: Queridos ............. Vocês vieram a esta Igreja para, na presença do Sacertode e da Comunidade aqui reunida, confirmar no Matrimônio o amor que vêm construindo ao longo do tempo. Em Cristo, este amor ganha  hoje um sinal sagrado. É abençoado e se faz sacramento.
Vocês já foram marcados no Batismo, como filhos de Deus e irmãos de todos os homens. O que vamos celebrar agora é a continuidade desse ato de amor, presente desde a Criação.
Diálogo do Consentimento
S.: ............., vocês vieram aqui para se unirem em Matrimônio. É na liberdade dos seus corações que fazem essa escolha?
Noivos: Sim.
S. Acolhendo um ao outro no Matrimônio, acolhem também o compromisso amoroso da fidelidade. É por toda a vida que acolhem este amor?
Noivos: Sim.
S. O amor é generoso e acolhedor. É gerador de vida e quando os filhos vierem, estão dispostos a recebê-los com amor, educando-os na fé em Cristo e em sua Igreja?
Noivos: Sim.
Consentimento
S.: Para manifestar o desejo livre e consciente de selar a sagrada aliança do Matrimônio, diante de Deus e de sua Igreja, aqui reunida, dêem um ao outro a mão direita.
 
CANTO AO AMOR 
 
noiva: Ao nos depararmos com a imensidão do Cosmos, miríades de astros, o faiscar de tantas estrelas, as constelações em mil desenhos, o passear dos cometas, o fulgor do sol e o brilho cálido da lua, damo-nos conta do seu Amor a nos criar e nos cuidar, querido Deus.
noivo: Ao nos darmos conta da beleza contida em cada grão de areia, nas florezinhas a brotar, quase imperceptíveis em meio ao mato, nas maravilhas dos átomos, o micro-cosmos que nos envolve, damo-nos conta do seu Amor a nos criar e nos cuidar, querido Deus.
noiva: Quando admiramos os peixes, a beleza impressa nas asas da borboleta, o cantar alegre dos passarinhos, os animais todos, pequenos e grandes, na face e no interior da terra, damo-nos conta do seu Amor a nos criar e nos cuidar, querido Deus.
noivo: Contemplando nossas famílias, mesmo de olhos fechados, vemos tantos rostos a nos sorrir. Muitos estão aqui conosco e outros já se foram para o céu. Cada um deles faz com que caiamos em conta do seu Amor a nos criar e nos cuidar, querido Deus.
noiva: Relembrando no coração nossos amigos e amigas, cada um deles, os presentes e os ausentes, companheiros alguns desde a primeira infância, vemos o quanto nos ajudaram a crescer na vida. A amizade que lhes temos provoca em nós a certeza do seu Amor a nos criar e nos cuidar, querido Deus.
noivo: Na vida tivemos muitos anjos. Tantas pessoas, muitas das quais nem nos demos conta que tivessem nos ajudado, foram enviadas pelo Amor do Pai para nós. Ao trazer à memória tanta gente que de uma ou outra maneira nos ajudou desde a nossa concepção, queremos lhe agradecer por cada uma delas, por nos criar e nos cuidar, querido Deus.
noivos: Sem Amor nossa vida não teria sentido e muito menos sabor. Aqui nesta noite, tão significativa e importante para nós, queremos dar graças pela existência e por termos um dia nos encontrado e, pouco a pouco, termos nos dado conta que a nossa união faz parte dos planos misericordiosos do coração de Deus, para nós. Por tomarmos consciência de tão linda e significativa realidade, damos graças à Trindade Santa.
noivo: Por tanta graça, por tudo isso, eu, ........., te recebo, ........., por minha esposa e companheira. Prometo-te ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
noiva: Por tanta graça, por tudo isso, eu, Ana Luiza, te recebo, Thiago, por meu esposo e companheiro. Prometo-te ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
S.: Deus confirme e abençoe este compromisso de Amor. Ninguém separe o que Deus uniu! Bendigamos ao Senhor!
T.: Graças a Deus
 
4 - BENÇÃO E ENTREGA DAS ALIANÇAS
 
S.: Senhor, nosso Deus, abençoai estes vossos filhos e santificai-os no seu amor: que estas alianças, símbolo de fidelidade e entrega, recordem a .............. as promessas aqui feitas, consagradas e celebradas. Por Cristo Nosso Senhor.
T.: Amém.  
noivo: .........., recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
noiva: Thiago, recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
S.: Senhor, nosso Deus, que desde o Princípio revelou-se comunidade de amor, na Trindade, dai a .............. ânimo e generosidade para guardar na fé e na pureza o amor que os uniu. Por Cristo, Nosso Senhor.
T.: Amém.
 
 
5 - NOSSAS PRECES
Por todas famílias, para que estejam sempre abertas para acolher com alegria a vida, valorizando-a e respeitando-a em todas as suas dimensões. Rezemos ao Senhor. 
T.: Senhor, escutai a nossa prece.
Pela paz, para que a construamos em nós e à nossa volta e assim ela possa ir se irradiando mundo afora. Rezemos ao Senhor.
T.: Senhor, escutai a nossa prece.
Pelos famílias de .............., para que tenham a coragem de serem para os dois testemunhos diários de Amor. Rezemos ao Senhor.
T.: Senhor, escutai a nossa prece.
Pelos casais que estão passando por dificuldades, para que possam sempre se escutar e se respeitar valorizando cada vez mais as suas diferenças e fazendo delas motivos para seus crescimentos. Rezemos ao Senhor.
T.: Senhor, escutai a nossa prece.
Por todos os casais aqui presentes, para que possam também nessa celebração, confirmar o compromisso que um dia prestaram diante do Altar e da comunidade. Rezemos ao Senhor.
 T.: Senhor, escutai a nossa prece.
 
6 – PAI NOSSO
S. Rezemos, de mãos dadas, com Amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou.
T.: Pai nosso que estais no céu...
7 - ASSINATURA DOS PADRINHOS
 
8 – COMUNHÃO DOS NOIVOS
 
9 - BÊNÇÃO NUPCIAL
 
S.:  Irmãs e Irmãos no Senhor Jesus Cristo, mais que desejar felicidades, podemos abençoar ............. com a bênção que Deus nos confiou desde o Batismo. Na fé que nos une, vamos estender sobre eles nossa mão direita e, confiantes, pedir ao Pai:
Abençoa agora estes seus filhos, estendendo sobre eles sua mão protetora. Concede a ................. que, pelo sacramento do matrimônio, comuniquem um ao outro os dons do seu amor sendo, um para o outro, sinal da sua presença amorosa, e se tornem assim, um só coração e uma só alma. Concedei-lhes também que sustentem com seu trabalho digno o lar, hoje fundado e eduquem seus filhos para a Paz e o Bem, a Justiça e a Fraternidade.
Derrame suas bênçãos sobre sua filha Ana Luiza, para que, cumprindo a missão de esposa e mãe, aqueça a casa com sua ternura e o adorne com sua graça.
Acompanha também, com sua bênção, este seu filho .........., para que ele se reconheça companheiro, cumpra com fidelidade e alegria seus compromissos de esposo e de pai.
Enfim, Deus, Você que é todo Amor, concede a .................., a paz e a sabedoria para que desfrutem os momentos de alegria e a força, coragem e perseverança para que façam a travessia dos momentos de crise e dificuldades.
T.: Amém.
 
 
10 - BÊNÇÃO FINAL
S.: O Senhor esteja convosco.
T.: Ele está no meio de nós.
S.: Ele, afirmamos agora, está no meio de nós. Está no meio de ................, está no meio de todos aqui presentes. Que Ele abençoe a cada um de vocês, os guarde e os encaminhe para a vida plena.
Ele que é Pai, é Filho e é Espírito Santo.
T.: Amém.    
 
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 27/09/2013
Alterado em 31/08/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras