Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos

MENINO TRISTE (ec)

No seu bairro ele era conhecido como o menino triste. Mesmo quando ainda bebê era de pouco choro. Criança calada demais e o fato de não reclamar e nem se derramar, como as tantas outras, em abundantes lágrimas, não queria dizer que fosse ao menos um pouco feliz. O garoto carregava no corpo uma angústia imensa, bem maior mesmo do que a aflição somada de todos os que moravam em sua casa e nas vizinhanças.

Ele gostava de quase nada e desgostava de um tanto de coisas. Dentre essas havia uma que lhe causava um incômodo bem grande: haver gente por perto e o pior é que sentia que a família sofria dessa mania esquisita de querer estar junto. Parecia, o guri achava, que o seu povo curtia o prazer de se aproximar dele, como se o vigiassem, e nessas horas em que estavam juntos era fatal que viessem as perguntas: O que você está sentindo? O que lhe está causando tanta amargura? Por que não sorri? A verdade é que a sua gente lhe fazia questionamentos que o incomodavam demais.

Um dia aconteceu a grande descoberta, é que nas suas escapadas ele terminou por encontrar a escada. Era uma bem grande e que ficava meio escondida nos fundos do quintal. Nessa mesma hora ele viu que ela era boa de se estar só, pois os demais moradores não costumavam subir nela. E foi então que o menino se acostumou a escapar para o que passou a chamar de “a minha escada”.

De vez em quando vinha o medo, mas nessas horas ele olhava firme para o alto, como se pedisse à coragem para que tomasse conta dele. Logo ele já estava se sentindo capaz novamente e aí trepava mais um degrau. A mãe descobriu para onde ele se acostumara a fugir e gritava da cozinha: “Desce daí garoto, o alto é perigoso”. Uma manhã de céu muito azul e brisa suave ele chegou lá em cima e se descobriu livre. Aí o menino, sorrindo, voou.


Este conto faz parte dos Exercícios Criativos. Para conhecer mais obras com o tema: “Será que é bom morrer” visite-nos em: http://encantodasletras.50webs.com/seraqueebommorrer.htm
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 08/05/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras