Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Liturgia da Missa - Reflexão sobre a Palavra - XVI domingo do tempo comum – 18-07-2010 – Acolher na nossa casa o Senhor.

1ª Leitura - Gn 18,1-10a
Naqueles dias: O Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. E disse: 'Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo'. Eles responderam: 'Faze como disseste'. Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse: 'Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os'. Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. E eles lhe perguntaram: 'Onde está Sara, tua mulher?' - 'Está na tenda', respondeu ele. E um deles disse: 'Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho'.

2ª Leitura - Cl 1,24-28
Irmãos: Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.

Evangelho - Lc 10,38-42
Naquele tempo: Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.'

Reflexão sobre a Palavra
A Mesa da Palavra de hoje nos fala de acolhida. Acolher é, na pessoa do irmão, receber Deus em casa e aprender com Ele. Para isto devemos estar atentos. Em prontidão, como Abraão que permanece “de pé ao lado das visitas enquanto comem” (Gn 18,1-10 a), ou ouvindo-o atentamente, como Maria ao acolhê-lo na sua casa. O cuidado e carinho bem grandes para com as mulheres, usual nos relatos de Lucas (10,38-42), nos é apresentado através dessa bonita cena familiar. .
A história nos mostra que o Senhor, na subida para Jerusalém, não mantém os olhos postos somente no fim da peregrinação. Ele está atento ao que acontece e aos que vivem nos arredores. É assim que entra nos povoados e de repente está diante de Marta e Maria, como também pode, no “nosso povoado”, visitar-nos. Como devemos nos portar diante dele? É isto que Lucas vem nos mostrar. Marta e Maria são para nós protótipos do comportamento na boa acolhida do Senhor.
Podemos acolhê-lo como Marta, cuidando da casa e preparando coisas gostosas para que Ele possa comer e ficar satisfeito. Podemos também recebê-lo como Maria, sentindo o momento que é único e não se dispersando nos afazeres, perdendo o que há de melhor para ser aproveitado. Tendo consciência disso, Maria saboreia a sua presença, curte sua intimidade e bebe cada palavra que sai da sua boca.
São duas formas de acolher. Cada uma delas com seus méritos. Cada qual, dentro do seu jeito, irá deixar o hóspede confortável. Mas há, Jesus vem nos ensinar, uma escala de valores no acolhimento. Isto quer dizer que uma delas tem a primazia, é especial. Deixar tudo para só ter olhos e ouvidos para o hóspede, o Senhor, a parte escolhida por Maria, é que é a primeira, a melhor.
Ao dizer que Maria escolheu a melhor parte Jesus não quer falar que a outra esteja errada. Jesus não condena Marta por fazer coisas. Ele apenas diz que Maria foi mais esperta e optou pelo que era melhor e que sua escolha não lhe será tirada.
Olhando as duas amigas de Jesus cabe nos perguntarmos. Com qual delas nos identificamos mais? Ficamos no serviço, como Marta e perdemos a intimidade gostosa, que a proximidade do Senhor através da oração nos traz? Ou nos colocamos, nos momentos reservados para Ele, totalmente disponíveis para escutá-lo, como Maria?
Além dessas duas possibilidades é possível identificarmos também “acolhimentos” que na escala de valores de Jesus apareceriam bem abaixo. Temos o ativismo total. Gente que acha que ser cristão é só fazer, como se atuassem em alguma ONG ou obra social. Não tem tempo para o Senhor e acabam se frustrando por não enxergarem um sentido maior no que realizam. Há também o acolhimento burocrático do cumpridor de preceito. “Já fui à missa, dei esmola, paguei o dízimo. Cumpri a obrigação. Agora cuidarei da minha vida”. É o que parecem estar querendo dizer.
Há vários tipos de tempo. Sem dúvidas que o tempo principal para nos colocarmos aos pés do Senhor para ouvi-lo, senti-lo e comê-lo é a Eucaristia. Além dele há também os minutos reservados ao “retiro” da oração diária e eventualmente podemos ter tempos mais ampliados para um retiro, peregrinação, um dia de formação e recolhimento...
Existem tempos também para a dedicação às obras, serviços, cuidados com o próximo e pobres. Todos eles são tempos de Deus e quando os fazemos por amor e com misericórdia, estamos como Maria, também junto dele escutando-o. É que quando escolhemos a melhor parte e deixamos que o Senhor se faça todo em nós, poderemos seguir para as tarefas continuando nelas a oração que fazíamos diante dele.
Estaremos então vendo e sentindo Deus em todas as coisas. Fazendo da vida inteira uma só oração, sendo no meio da ação e correria do mundo, homens e mulheres contemplativos e não meros ativistas de uma causa.
Ao acolhermos o Senhor que chega através de “anjos”, como chegou a Abraão, nos ponhamos atentos à chegada de uma novidade transformadora da vida. Na acolhida de Abraão o que chega é a gravidez de Sara, estéril e idosa. No nosso caso cabe ficarmos de prontidão para não descartarmos, por não reconhecê-la, a graça que o Senhor nos traz quando o recebemos. É impossível sua passagem por alguém sem que ele tenha a vida, de algum modo transfigurada.
Esses tempos de pós modernidade não são de muito cuidado com a acolhida. A violência e o dia a dia agitados fazem com que nos fechemos. As relações vão se fazendo mais fluidas. Já disseram, com muita propriedade, que elas se tornam mais “líquidas”. Isto faz com que, menos ainda do que o receber, acabemos por desconhecer o próximo. O que temos de melhor a oferecer é o nosso tempo e é este que acabamos negando ao outroos. No afã do “fazer muitas coisas” deixamos de escutar, como Maria, a quem nos chega e perdemos a descoberta do mistério de Cristo do qual nos fala Paulo na segunda leitura ( Cl 1,24-28 ).

Imagem de Cristo na casa de Marta e Maria pintura de Vermeer (1654-1655) 
National Gallery of Scotland, Edinburgh


www.genteplena.com.br
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 12/07/2010
Alterado em 15/10/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras