Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Liturgia da Missa - Reflexão sobre a Mesa da Palavra para a festa da Imaculada Conceição – 08-12-2013 – Ano A – Em Maria Imaculada Deus faz maravilhas

Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: - Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou: - Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará. Então Maria disse para o anjo: - Isso não é possível, pois eu sou virgem! O anjo respondeu: - O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível. Maria respondeu: - Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora. Lc 1,26-38

Há quem confunda a festa da Virgem Maria com a concepção viriginal de Jesus. São duas coisas totalmente diferentes. O que comemoramos no dia 8 de dezembro é a concepção de Maria. Deus olha para aquela menina ainda no seio da sua mãe – diz-nos a tradição que era chamada Ana - e vê que aquela era uma mulher muito especial.

Uma mulher sem nenhuma reserva para Deus. Alguém que não se curva diante de nenhum homem. Ela só se curva em adoração diante de Deus. É frente ao seu Senhor que ela se ajoelha para que Ele venha e faça nela as suas maravilhas . O Amor de Deus é tão imenso, tão bonito e misericordioso, que consegue ver naquela menina. que começa a viver ainda no útero da sua mãe. a futura mãe do seu Filho.

Estamos diante de um mistério imenso e maravilhoso e só nos resta, como Maria, nos curvarmos em reverência ao milagre estupendo que é a vida dessa mulher.
 
Cabe-nos nesta hora de festa agradecer a Deus pela mãe de Jesus. Dar graças à Trindade Santa por esta moça tão especial. Mulher que de tão disponível para Deus, pôde, contra todos os prognósticos humanos, lhe dizer. “Eis aqui, a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra”.

E a Palavra de Deus é plenamente criadora. Tanto que no princípio era o verbo. A Palavra de Deus se faz vida então em Maria. Não qualquer vida, mas a vida de Deus. Naquela mulher concebida sem a menor mancha Deus se faz homem para que nos divinizemos.

Que sejamos dignos filhos da entrega total da nossa mãe Maria de Deus e saibamos acolher o Menino Deus que já nos vem. Amém.

Caso queira receber os comentários envie um e-mail para este endereço: fernandodiascyrino@gmail.com que teremos prazer em inseri-lo na listagem.

www.genteplena.com.br
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 07/12/2010
Alterado em 06/12/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras