Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Minha vida está um caos, não tenho emprego e nem sei aonde procurá-lo. Por que isto e como seguir em frente?

Olá Valéria,

Você me escreve perguntando por que sua vida está um caos? Logo depois me escreve que queria ter uma oportunidade no mercado de trabalho e me questiona em que área a deve procurar? E termina com uma terceira pergunta: Onde poderia ganhar melhor e descansar mais?

Bem a vida da gente se torna um caos porque o mundo no qual vivemos não está pronto. Ele possui ainda muitos problemas e eles sem dúvidas que nos atingem. Veja que são problemas de duas formas. Os problemas físicos mesmos como os tsunamis, terremotos, furacões, enchentes e os problemas derivados de nós mesmos, os humanos, que como a terra na qual vivemos, também não estamos prontos.

Por isso toda vez que vejo alguém dizer que Deus criou o mundo fico arrepiado. Ele não criou o mundo. Ele cria o mundo, da mesma maneira que cria você e a mim também. Dizer que Deus criou é tachá-lo de incompetente, pois que criou algo - tanto a terra quanto nós - imperfeitos e inacabados..

Não estamos imunes aos problemas da terra e nem aos nossos humanos. Ao contrário. Todos eles nos afetam profundamente. No cristianismo damos ao agir desordenadamente a partir dessas imperfeições humanas o nome de pecado. Não necessariamente o seu, ou o meu pecado, mas o pecado do mundo.

O mal que faz com que haja estruturas injustas, ruins, excludentes. O mal que gera pessoas que têm muito enquanto outras (a maioria) nada têm. O mal do desemprego, do subemprego e da injustiça social. E esse mal é causado por quem dirige o mundo. E quem faz o mundo, quem o dirige, somos nós, os seres humanos. Deus nos deu a incumbência disto.

E atenção porque não podemos permanecer na ilusão de que Deus virá pessoalmente para resolver os problemas que nós mesmos é que devemos resolver. Somos nós, os humanos, que teremos que atuar sobre eles, buscando soluções justas e que incluam a todos, para criar a justiça e a paz.

Sua segunda pergunta, amiga, diz respeito à área na qual deveria procurar trabalho. Aqui te diria que tenho duas respostas. A primeira é bem simples: não sei. Afinal na sua carta não há nada que me diga das suas competências, habilidades, experiências e formação profissional para que possa, com segurança, sugerir-lhe alguns caminhos.
.
A segunda e mais importante é que você deverá procurar uma colocação naquela área onde se sentir mais competente, mais habilitada, mais preparada enfim, para responder aos desafios do trabalho que nele deverá ser desempenhado. Não somos bons e competentes em tudo. Todos temos pontos fortes, coisas nas quais somos brilhantes e outras onde temos ainda que trabalhar bastante para as desempenharmos bem.

Por isso essa resposta quem deve dar é você mesma. Só você é que saberá em que você é realmente, sem autoengano, muito boa. Faça um inventário das suas competências, uma listagem das coisas que você sabe desempenhar bem. A lista daquelas coisas pelas quais você é reconhecida e das quais as pessoas próximas dizem, "Valéria, nisso você realmente é boa".

De repente, neste inventário, você poderá descobrir que não está tão bem preparada assim para aquilo que você quer. Chegar à conclusão que para atuar na área onde gostaria de trabalhar precisará primeiro desenvolver-se mais. Aí, caberá então preparar um programa de crescimento, quem sabe um curso, buscar estudar mais, observar como agem os profissionais daquela área em que almeja alcançar o seu crescimento profissional e seguir seus passos.

Por último e não menos importane, estar unida a Deus. Buscar na vida espiritual a força e a coragem necessárias para sair desse caos que você relata estar a sua vida. Sem oração, sem que se tenha uma vida espiritual a nossa existência acaba se tornando realmente um caos. Um grande e insolúvel problema parecido com um " buraco negro".

Reze, coloque-se na presença do Senhor, diga pra Ele o que você precisa e o que você precisa fazer para atingir o seu objetivo. E a partir daí, faça tudo, como se todas as coisas a serem feitas só dependessem de você. Ao mesmo tempo, confie muito, sabedora que é que tudo depende de Deus.

Daqui de longe estou orando e torcendo para que consiga transformar essa sua vida de caos num tempo de paz e harmonia, realizando-se profissionalmente com um bom emprego, junto às pessoas que você ama.

O meu abraço fraterno,
Fernando.

www.genteplena.com.br
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 28/03/2011
Alterado em 09/03/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras