Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


O caracol que não sabia amar

Naquela rua de bonitos jardins vivia um charmoso caracol. Bicho dessa espécie passa a vida carregando a casa e a do nosso amigo era pintada de cores bonitas e brilhantes. Estava sempre arrumada, pois que acalentava o sonho de encontrar o amor verdadeiro e o que mais queria é que quando isso acontecesse, estivesse pronto para receber com afeto e atenção o novo amor.

Até já tinha tido algumas namoradas, mas não conseguira ser feliz com nenhuma delas. Passava algum tempo e logo elas o deixavam. Isso se dava por dois motivos. Porque ficava cuidando o tempo todo da sua própria casa, limpando-a e a lustrando, totalmente centrado nele mesmo e em suas necessidades. Ou então porque passava a considerar a namorada Caracol que estava com ele como posse. Então se postava tão em cima dela que ninguém era capaz de agüentar e por uma, ou por outra coisa terminavam sempre indo embora.

Passavam dias e semanas, fazia sol ou era tempo de chuva, sentia-se frio ou suava-se com tanto calor e os namoros do nosso amigo eram sempre os mesmos. Terminavam da mesma maneira: em tragédia. Não fazia por mal, mas porque fora exatamente assim que aprendera na vida. Achava, sinceramente, ser esse o jeito correto de amar. Só não conseguia perceber que essa maneira de agir podia ser qualquer coisa, menos o verdadeiro amor.

Ele não sabia que para amar teria que mudar seu modo de ser. Precisava aprender que para manter os relacionamentos necessitaria desaprender desses modos errados que tinha de namorar. Reconhecer qual seria a medida exata de crescer ao lado da pessoa amada, sem sufocá-la e ao mesmo tempo dando atenção e carinho a ela, ajudando-a a crescer na vida.

Para amar enfim ele terá que ousar e mudar de caminhos. Não se consegue amar quando se está fechado em si mesmo e nas suas necessidades. Nosso amigo Caracol precisará mudar as rotas do seu coração que o mantém preso dentro de si para crescer junto da amada. Terá também que mudar os roteiros usuais de vida saindo dos lugares conhecidos e já vivenciados, para experimentar espaços e trilhas diferentes, aonde seja possível encontrar aquela pessoa com quem será feliz a vida toda.

www.genteplena.com.br
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 24/04/2011
Alterado em 24/04/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras