Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Como lidar com o ciúme terrível e doentio?

Querida Priscila,

paz!

Daqui distante fico imaginando como está o seu coração após ter terminado o namoro, com quem tanto ama, por causa do seu ciúme excessivo. O ciúme doentio é uma praga terrível que quando se instala faz um grande mal às relações. Tomara que voltem logo às boas. Vocês merecem ser felizes.


O que é o ciúme eo que provoca quando em excesso todos sabemos. Ele é mostra da insegurança que temos no relacionamento. Mais do que isto, o ciúme é também uma maneira delicada e sutil de nos sentirmos "donos" da pessoa amada. Por outro lado, o ciúme quando bem cuidado e administrado pode se transformar em bela demonstração de cuidado com o outro e com a relação que constroem.


Complicado o ciúme não é mesmo? Em doses homeopáticas ele é remédio que mostra o amor e a atenção. Exagerado se transforma em veneno perigoso e passa a ser prova do pavor que se tem de perder a pessoa. Nesse medo pode-se tornar até violento e fazer coisas das quais muito se irá arrepender. Fique atenta a esses três pontos abaixo para não deixar que o ciúme, que é natural na relação, transborde e saia do controle gerando problemas.Ele tem poder até de ser causa de término de namoros e casamentos:


1 - Confie mais no seu amor. Caso a pessoa com quem esteja não seja digna da sua confiança por já ter provado, mais de uma vez, que não é sincera, melhor terminar porque um amor sem confianca não existe. A confiança é custosa e demanda tempo para ser alcançada, mas para ser perdida uma fração de segundos é mais do que suficiente.


2 - Confie em você. Valorize-se mais, saiba que você é muito importante, pois afinal é filha de Deus. Evite ficar se comparando, principalmente com pessoas que vivem de aparência. Somos muito mais do que a casca que nos apresenta. Dê confiança para poder exigir a contrapartida da confiança. Lembre-se sempre de que este é um direito de quem ama.


3 - Tenha um relacionamento de verdade. Veja que a minha colocação tem dois sentidos. o primeiro é que crie uma relação profunda e que valha a pena, não seja só de fachada. A segunda é que no seu relacionamento não haja espaço para mentira. Quando o namoro ou casamento vai sendo construido em cima de falsidades ele perde a sustentaçao e logo desmoronará. A mentira é terreno pantanoso que fatalmente irá nos afundar. Relação de verdade é, no caso do ciúme, tratar com o seu amor, assim que notar que o ciúme tenta extrapolar o espaço do bom senso, conversando sobre as dúvidas que possam ter surgido e colocando tudo em pratos limpos.


Por último dois recadinhos importantes: não existe pessoa perfeita. Todos temos defeitos e qualidades. Todos erramos e temos o direito de nos redimir. Não se esqueça também de colocar o amor de vocês diante de Deus. Reze, se possível rezem juntos e principalmente, orem um pelo outro. Peçam ao Senhor, que é Amor, pelo amor que têm um pelo outro,


Abraços e paz,

Fernando.

www.genteplena.com.br


Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 20/09/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras