Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


A dor da decepção amorosa. Os dez passos para se dar a volta por cima.

querida amiga,
paz!

o que lhe dizer nesse momento no qual se sente totalmente abandonada pela pessoa que tanto ama? Abraçá-la e acolher, com toda a minha compaixão, a tristeza que vem vivendo é o primeiro movimento que faço. Você me conta não estar dividindo a sua dor com as pessoas. Portanto, sinto-me nesse abraço como um amigo privilegiado em quem você confiou. Quero ser digno dessa confiança. Preparei para você esses dez pontos para que possa ter um caminho de saída desse poço triste no qual está imersa. Use-os tanto quanto sinta que irão ajudá-la na sua estrada de superação:

1 - O Amor é fogo: Ele é como a chama pequena da lamparina. Pode se tornar imenso e arder queimando o mundo todo, como pode, ao menor sopro, se apagar. Portanto há que se cuidar dele com muito carinho e atenção sempre. O fato do seu Amor ter ido embora não pode significar jamais que você terá diminuida a capacidade de amar. Ao contrário, a dor que vive poderá, se bem canalizada, fazê-la mais amorosa.

2 - O amor é livre: Ah, a liberdade do Amor vez por outra pode nos pregar peças. É o que temos em nós de mais livre. Ninguém é capaz de dirigi-lo ou pode exigir para que ele nos seja correspondido. A hora, minha querida amiga, é de juntar os cacos e mesmo que não tenham sido colados, por-se a caminho. Seguir em frente.

3 - Você é muito mais forte do que imagina: É quando nos vemos envoltos em meio a crises assim tão grandes que podemos tomar consciência da força interior, tremenda, que possuímos. A vida continua e ela é um convite acenando para que siga em frente.

4 - Viva seu luto: O luto faz parte da perda. Não o negue e viva-o com toda a intensidade que seu coração lhe pede. Mas tome um grande cuidado: não o viva sozinha, partilhe com as pessoas queridas a sua dor e sofrimento. Elas, bem mais do que precisar saber que está sofrendo, têm o direito disto. Dividir com as pessoas queridas a dor é uma forma de minorá-la.

5 - A vida segue para o amanhã e não para o ontem: O passado não é capaz de construir nada. Então, comece a ver dentro do seu luto as saídas que necessita explorar para seguir adiante para fugir desse turbilhão de sofrimento no qual está envolta. Cuidado para não criar uma postura de vítima e de eterna sofredora. Trabalhe sua auto estima. Você é muito maior do que o que sofreu.

6 - A crise é fator de crescimento: Todos nós precisamos da crise para crescer. Entenda então este momento existencial como um tempo propício ao seu desenvolvimento pessoal (e também nos outros cenários da vida). O que tem aprendido com a dor que vive? Em que poderá ver um novo sentido que a liberte do passado e a leve para o futuro, para que se torne uma pessoa melhor? Mas cuidado porque a crise pode ser também mortal. Ou seja, se nos afundamos nela e nos colocamos como vítimas psicossomáticas do acontecido, ela poderá nos matar de forma metafórica, ou mesmo real.

7 - Avalie em que possa ter contribuído para que acontecesse o final do amor: Sim, é possível, a menos que tenha escolhido muito mal a pessoa a quem deu o seu amor, que tenha também a sua parcela de culpa na separação. Veja onde havia trincas no relacionamento. É preciso aprender com os fracassos, não como masoquismo, mas para que não sejam repetidos no futuro.

8 - Invista na sua vida em todos os seus cenários: Não fique presa só aos aspectos da relação amorosa. Busque sentido também nas outras coisas que faz e vive (família, trabalho, amigos...). Aproveite para crescer também na espiritualidade. Coloque a sua dor e tudo o que está vivendo no colo de Deus. Ele, que é todo Amor, saberá compreendê-la e confortá-la muito mais do que qualquer pessoa no mundo.

9 - As marcas da ferida ficam: Elas fazem parte da vida que tivemos. A dor um dia passará, mas não tente apagar o que aconteceu. As marcas cicatrizadas serão as provas do tempo desse seu Amor que agora terminou e lhe está gerando tanto sofrimento. Não descaracterize o que viveu.

10 - Cuidado para não repetir histórias: Costumamos ter armadilhas que nos levam aos mesmos erros sempre. Esteja mais atenta daqui por diante se não está buscando pessoas que a farão viver a mesma experiência da qual custou tanto a sair. Conheça-se mais, Preste mais atenção aos sinais que seu corpo e a intuição lhe dão. Escute mais as pessoas em volta.

E por fim, ame novamente, com toda a intensidade e alegria do seu ser. Não é porque o céu está cheio de nuvens escuras que o sol foi-se embora. Você é criada para Amar.

O meu abraço fraterno e as minhas orações,
Fernando.


www.genteplena.com.br
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 28/09/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras