Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Roteiro para a celebração do Natal em grupo ou comunidade.

1 - Canto inicial
(enquanto se acende a vela ou a coroa do Advento):
Oh luz do Senhor que vem sobre a Terra, inunda meu ser permanece em nós. Ou o refrão de:
Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais de Alceu Valença

2 – Reflexão

É Natal! A Palavra se faz vida. O Verbo de Deus se fez carne. Ele agora é gente como a gente e é assim que vem habitar no meio de nós. Foi-se embora a escuridão. Chegou a Luz que torna claros todos os caminhos. Ele é o Emanuel, Deus presente no meio de nós. Por isto somos gente alegre e diferente, a tristeza deixou de fazer sentido. Somos povo eleito que no seu Senhor, Menino de Belém, encontra significado e a esperança para seguir em frente.

Não esperamos em vão. Nosso Deus é criança que vive com seus pais numa gruta. Deus enfim chegou! Não da maneira como poderíamos esperar, considerando tratar-se do próprio Senhor. A forma da sua chegada, como sempre em se tratando dEle, nos surpreende. Deus chega sem ostentar nenhum dos poderes que são considerados neste nosso mundo. Ele não veio como um raio que faz todo mundo olhar assustado para o céu, furando as nuvens, como seria de se esperar da chegada do Rei do Universo.

Deus não nasce pronto, nem vem adulto, ou como um imperador com sua corte e soldados compondo um grande exército. Vem criança pobre do terceiro mundo daquela época. Nem uma das cidades importantes do mundo Ele escolheu para nascer. Vem de um lugar desconhecido e nasce em meio aos pobres e excluídos daquela sociedade. Nosso Deus nem berço teve. Jesus dormiu numa manjedoura na qual comiam os animais. Deus vem bebê para nos ensinar a ser humanos.

Sua chegada transforma o calendário da mesma forma que vai mudando as nossas vidas. Tudo então, tanto na medição do tempo quanto na mera existência humana, passa a ser contado como antes e depois do nosso encontro com Ele. É simplesmente a sua vinda que nos reúne em comunidade de pessoas que querem segui-lo mais de perto. Deus vem. Jesus nos une. Ele nos reúne e nos faz gente nova no seu amor. Por isto, como os anjos, queremos cantar:

Todos: Glória a Deus nas altura e paz na terra aos homens por ele amados!

3 – Evangelho: Lc 2, 1-14
Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa. Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: «Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.» De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: «Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.»

4 – Partilha do Evangelho

- O que o Menino quer me falar neste Natal?

- Deus enviou seu Filho ao mundo. Para que e para aonde o Filho quer me enviar?

- Como fazer o meu Natal verdadeiramente original?


5 – Canto
Noite Feliz
Noite feliz, noite feliz
Ó Senhor, Deus de amor, Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem,
Dorme em paz, ó Jesus, dorme em paz, ó Jesus
Noite feliz, noite feliz, Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração, que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar, E a nós todos salvar
Noite feliz, noite feliz, eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu, anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador, De Jesus Salvador
Noite feliz, noite feliz, Ó Senhor, Deus de Amor
Pobrezinho nasceu em Belém Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus Dorme em paz, ó Jesus

6 - Confraternização.

7 – Oração final espontânea ao Menino Jesus. O grupo pode ser dividido. Caso o primeiro faça uma oração de petição, o seguinte, por exemplo, fará uma de ação de graças,o  terceiro fará um louvor e o outro de novo um pedido... 


8 – Avaliação da reunião e avisos.

www.genteplena.com.br

Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 16/12/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras