Por que tenho tanto azar na vida? Será que Deus me abandonou?
Querida Vanessa,
Paz!
Você me escreve angustiada dizendo-me ter muito pouca sorte na vida. Tudo parece estar emperrado e nada anda para a frente. Indaga-me então sobre a melhor maneira de orar para que tenha felicidade, para que lhe venha a prosperidade e se mantenha a saúde na existência.
Tem uns tempos na vida da gente nos quais parece nada dar certo, não é assim? Por mais que se esforce e se tente caminhar para adiante, a impressão que se tem é que se está com os pés fincados no chão.
Nessas horas parece imperar na vida nada mais que o absurdo. Parece que Deus nos abandonou e que foi-se embora para algum lugar distante de onde não consegue escutar nossos lamentos e pedidos.
É assim mesmo? É possível fazer algo para se mudar este estado de coisas? Claro que sim. Quero passar para você alguns pontos para que reflita e reze no intuito de fazer desta crise uma grande oportunidade para o seu crescimento.
Sim porque as nossas dificuldades nada mais são do que aqueles tempos mais privilegiados para nos levar à transformação e ao crescimento. Nas horas tranquilas o mais comum é que nos acomodemos permanecendo na zona de conforto e nada fazendo para se desenvolver.
- Será que é tudo mesmo que está dando errado? Às vezes, em meio ao turbilhão das dificuldades, os nossos olhos podem estar mirando somente aquele foco de onde parecem vir as coisas com problemas. Nessa mirada muito definida em um só ponto acaba por se perder a visão do todo e se deixa de perceber o tanto de coisas boas que vão acontecendo ao redor.
- Tente virar um pouco o olhar. Veja o que de bom existe em sua vida. As pessoas que você ama e que dependem de você e principalmente a sua vida. Agradeça a Deus por isto tudo e peça a Ele as forças e a coragem para lutar para suplantar os problemas. Eles fazem parte da existência. É impossível se viver sem eles.
- Quando em meio a uma crise grande é necessário maior esforço. É hora de trabalhar mais, de se dispor a enfrentar de frente as questões. Nesses tempos não dá para se ficar adiando o que necessita ser feito.
- É preciso fazer todas as coisas ao seu alcance como se tudo só dependesse de você e, ao mesmo tempo, confiar totalmente, na certeza de que tudo depende também de Deus. O milagre de Deus está muito mais em lhe dar as condições necessárias para que possa saltar os obstáculos.
- Reze mais e ao orar faça sempre um pedido de graça. Não é solicitar para que Deus resolva para você as confusões nas quais se encontra metida, mas para que Ele lhe dê as condições, ou seja, a coragem e a inteligência necessárias para sair da crise. Deus é Pai totalmente bom e amoroso. Ele não é um pai qualquer. Ele a está olhando e querendo que supere logo estes problemas.
- Converse mais com Ele. Diga-lhe dos seus medos e anseios. Pergunte-lhe sobre a melhor maneira de agir. Agradeça também por tudo que Ele já tem lhe propiciado. Fale com o Pai como a filha querida conversa com seu Pai amado. Isto é oração.
- Não fique sozinha. Com certeza que você tem pessoas à sua volta que a podem apoiar e ajudar. Busque então este suporte. Será fácil ver o quanto é querida e amada. Não estou dizendo para confiar cegamente em pessoas que não conhece ainda o bastante. Mas sempre há aquelas que você tem toda certeza de que não a trairão.
- Busque mais seus amigos. Eles podem ser os seus anjos da guarda. Frequente mais a comunidade. Procure também ajudar os outros, sabendo o quanto Deus já a ajuda. Você verá o quanto isto a ajudará a ter aumentada a sua autoestima, fazendo com que confie mais na sua capacidade de lutar contra as adversidades.
Daqui distante, querida amiga, rezo e também torço por você,
Abraços na certeza de que em breve estará bem,
Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 09/02/2012