Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Por que o Sacramento da Reconciliação? Para que se confessar ao sacerdote? Três pontos para reflexão.

Querida Cida,
Paz!

Você me pergunta o porquê de nós, os católicos romanos, termos na nossa fé o sacramento da Reconciliação. A questão desse sacramento na Igreja é vasta e riquíssima. Nem sempre a Penitência aconteceu da maneira como a temos hoje. Há uma evolução muito bonita e significativa na Reconciliação. Para início da sua reflexão quero lhe trazer três pontos que considero essenciais:

1 – São João no capítulo 20, versículo 23 do seu Evangelho, nos conta que Jesus, depois de haver ressuscitado, aparece aos seus discípulos e os manda em missão mundo afora. Nesse envio Ele lhes dá a incumbência de perdoar os pecados: "A quem perdoardes os pecados eles serão perdoados e a quem os retiverdes eles serão retidos". No texto citado, que sugiro você confira em sua Bíblia, verá que o Senhor é muito claro e específico nesse mandato. Está aí poderíamos dizer o primeiro embasamento teológico para a confissão.

2 - Uma segunda forma de nos aproximar da questão estaria ligada à questão dos sinais. Repare que somos seres eminentemente simbólicos. Necessitamos criar símbolos que nos remetam ao infinito. Que nos levem junto ao Senhor. Precisamos de sinais visíveis que nos certifiquem da Sua presença e do Seu perdão. Por isto nos faz muito bem saber, pelo sinal visível do Sacramento da Reconciliação, através do sacerdote que recebeu este mandato, que Deus nos ama e nos perdoa. No Sacramento do Perdão somos aquele filho perdido da parábola (Lc 15, 11-30) que está voltando para o colo do Pai e que por Ele é acolhido com todo carinho e amor. 

3 – Numa terceira abordagem teremos uma outra percepção da reconciliação. Esta pode se dar também a partir do pecado cometido. Note, olhando agora sob o ângulo da falta, que ela nunca será somente minha. O pecado, qualquer que seja ele, afeta a comunidade inteira, da mesma forma que qualquer coisa boa que realize também fará com que cresça a comunidade. Considerando que todos são atingidos pelo mal que cometo, seria algo impossível o, até mesmo absurdo, que viesse buscar o perdão a cada um pelo meu erro. Nesse caso o sacramento vem em meu auxílio. Nele o sacerdote irá atuar como o representante da comunidade acolhendo, em seu nome, o meu arrependimento e, em nome de Deus, trazer-me o Seu perdão.

Espero ter dirimido suas dúvidas. Caso persistam, não deixe de me escrever novamente. Como disse acima o tema é muito rico e requer mais profundidade. Busque estudá-lo mais. Isto só enriquecerá a sua fé.

Abraços contando com suas orações,

Fernando.

Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 26/04/2012
Alterado em 27/04/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras