Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Meu namorado não confia em mim e foi embora. Sou apaixonada por ele e sofro sua ausência. O que devo fazer?

Querida Eneida,
Paz!

Era uma vez um lindo e apaixonado casal de passarinhos. No inicio tudo era as mil maravilhas, mas depois de certo tempo a desconfiança passou a povoar o imaginário de um deles. É que, mesmo sem ter provas, ele se tornara incapaz de acreditar na fidelidade de sua parceira. E isto acontecia, por mais que ela lhe tentasse provar nunca ter nem olhado para qualquer passarinho que fosse. Um dia ele lhe disse que iria embora para construir novo ninho com alguém em quem conseguisse confiar. Ela então, no afã de segurá-lo, chegou até a mentir. Não houve jeito. Ele se foi e a passarinha continuou, por um tempo, morando por perto do ninho na expectativa da sua volta. Foi assim até o dia em que ela reparou que ele já estava se desfazendo. Nessa hora tomou consciência de que não valia a pena continuar a espera por seu amado. Aliás, descobriu mais. Ela viu que nem seu amor ele continuava sendo. Compreendeu enfim que é impossível se manter uma relação, caso não haja nela a confiança e que por causa disso seja até preciso fazer uso de mentiras. O tempo passou e a passarinha está linda novamente. Construiu novo ninho com um pássaro que confia plenamente nela. Quando não estão atarefados no cuidado com os filhotes, estão cantando. São felizes e a vida da família se baseia somente na verdade.

Caso pudéssemos mandar no coração, orientando-o para que só nos levasse a amar aquela determinada pessoa seria ótimo, não é mesmo? Mas a vida não é simples assim. Acabamos nos apaixonando por pessoas com as quais nos equivocamos. Por tudo que me relata em seu email, parece ser esse o seu caso.
Por isto imaginei a historinha acima. É impossível que se possa construir uma relação saudável e duradoura onde não exista confiança mútua. Veja que esta tem a precisão de acontecer em duas mãos. Você precisa confiar nele, da mesma forma que ele necessita também ter fé em você.

Aí vem a grande confusão. Ocorre que a confiança de um dos lados acabou e nem vem ao caso se você é culpada de algo. Importa que ele não a considere mais como alguém que mereça que ele confie. Daí que sinto que você precisa pensar bastante antes de continuar a buscá-lo. Note que até teve que mentir como estratégia para segurá-lo. Isto só reforça o que percebo em relação ao namoro de vocês. Não importa o porquê das mentiras, importa que elas tenham acontecido e isto é um sintoma de que a confiança já se foi há tempos.

Aproveite este tempo de distância, já que ele foi embora, para refletir melhor sobre a caminhada da sua vida. Tente não ficar só presa ao coração. Nessas horas é importante também usar um tanto da razão. Ajuda bastante ouvir alguém de fora e de confiança. Quando estamos enfiados com a cabeça num problema, não costumamos enxergar um tanto de coisa fora. Antes de desconsiderar o que lhe diz a família, reflita se eles não podem ter razão.

Reze também. Coloque seu problema no coração de Deus. Ele tem um coração imenso e totalmente amoroso, capaz de compreender todas as nossas dores e dificuldades amorosas. Afinal Ele é só Amor. Assim terá mais clareza da situação e poderá tomar a melhor decisão. Importa que saiba que só você poderá deliberar se mantém a esperança, ou se busca novos caminhos.

Daqui rezo e torço por você,
Abraços,
Fernando.

Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 06/05/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras