Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Olá Bruno,

Paz!

Amigo, que dureza esta fase que você está vivendo. É a mais pura verdade. As coisas do Amor são capazes de fazer com que a gente sofra demais.

Você me escreve contando suas desventuras. O namoro acabou, mas está muito difícil esquecer sua antiga amada. O pior é que sente a clareza do não retorno. Ela já lhe deu todas as indicações de que não quer resgatar o relacionamento.

O que fazer? Difícil lhe dar uma resposta. O que lhe proporei são essas dez dicas para que supere a separação. Use-as tanto quanto sinta que lhe ajudem e as descarte ao achar que não lhe serão nada úteis.

1 - Não fuja do luto. Ele faz parte da perda e por isto necessita ser vivido. Só que é preciso dar ao luto um limite. Chore e curta a sua dor, mas caminhe para adiante. Quando sentir que o tempo dele esteja cumprido, será a hora de celebrar o fim do tempo no qual terá se permitido viver a tristeza da separação.

2 - Somos necessitados de símbolos. Precisamos criar ritos que nos dêem significado ao que foi vivido. O que vou lhe propor é que você faça o "enterro" do seu namoro. Busque algum objeto que não seja grande e que signifique bastante o que viveu com ela nos anos de namoro para ser "sepultado". Num jardim, ou noutro local bonito e significativo para você, deixe o tal objeto. Calma, não é para lançá-lo fora simplesmente. Antes rememore tudo de bom que foi vivenciado pelo casal. Agradeça a Deus pelas alegrias e realizações acontecidas, mas lhe diga também, em oração, que tem plena consciência de que esta é uma fase que já está superada. Ao final coloque, com carinho, sobre a terra o que você levou pra simbolizar o antigo namoro.

3 - Olhe para adiante. O futuro esta a sua frente e não no que já faz parte do passado. Busque encher seu tempo com coisas novas e que digam respeito aos outros. Busque se colocar mais disponível para as pessoas mais próximas. Saia também em busca de alguém que precise de ajuda. Sim faça algum serviço voluntário. Ajudar o ajudará, com certeza.

4 - Tenha Deus sempre perto. Esta caminhada quando é feita solitária é muito dura. Ela se fará mais leve quando feita acompanhado. Chame Jesus para seguir com você nessa estrada de superação. Busque-o na oração e nos sacramentos. Sim, eu sei que você já reza, mas nessa hora é muito bom reforçar mais ainda a intimidade com Deus. Abra-se com Ele. Ninguém e mais capaz de compreender as vicissitudes amorosas do que Ele, que e o próprio Amor.

5 - Avalie o que possa ter acontecido. Tome consciência daquilo no qual sente ter culpa. No término de uma relação é preciso ver em que pontos houve falhas. Obviamente que fará isto não para se culpar, ou mesmo se punir, mas para que aprenda com os erros e não os vá repetir numa próxima relação.

6 - Amor se cura amando. Excelente remédio para essa dificuldade será abrir-se para acolher os outros. O luto já esta encerrado. Evite então ficar com "cara de velório". Permanecendo assim só ficará para os seus amigos como sendo "coitadinho", ou até chato. Amar aqui não significará arrumar de imediato nova namorada. Tem o sentido de aprofundar-se no amor pela sua família e também os amigos e companheiros.

7 - Divirta-se. Você me disse que o namoro fez com que esquecesse de se cuidar. Hora então de retomar o tempo perdido. Pratique esportes, queime mais energia, vá a festas. Celebre a vida com seus amigos. Lembre-se que Deus o quer feliz.

8 - Esteja atento aos sinais. Preste mais atenção nas pessoas mais próximas, nos amigos e companheiros. Pode bem ser que no seu grupo, ou no entorno dele (amigos dos amigos), haja alguém que seu olhar descubra como especial. Mas não se precipite, caminhe com calma e devagar. Um passo de cada vez...

9 - O Amor é livre. Nao há nada que contenha mais liberdade do que o Amor. Com isto quero lhe dizer que se há algo impossível de ser feito, é dirigir o coração dos outros e mais ainda o nosso. Amar é seguir a estrada da liberdade e ela pressupõe correr riscos. Poderá demorar muitos anos para chegar, mas haverá a necessidade, quando se ama, de enfrentar um dia a dor das perdas. O que vive agora muito lhe ajudará quando chegar esta hora.

10 - O sentido da crise. A crise precisa ser encarada como bela oportunidade que Deus esta lhe dando para que possa crescer. Aproveite-a, sabedor de que crescer também dói, mas só se vive bem se há desenvolvimento. A estagnação é a morte
.

Acho que é isto que lhe queria dizer, amigo. Daqui fico rezando e torcendo para que em breve possa estar amando novamente. Nesse endereço postei uma oração que escrevi pensando em você e na sua situação. Reze-a:

http://www.fernandocyrino.com/visualizar.php?idt=3716422

Receba o meu abraço fraterno,

Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 11/06/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras