Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Amar e não ser correspondido. A dura constatação da liberdade inerente ao Amor.

Meu querido Anderson,

Paz!

Você me escreve triste contando amar demais uma garota, mas que não é por ela correspondido. Até já lhe declarou várias vezes a sua paixão e ela sempre lhe responde não ter interesse no namoro. Isto está fazendo com que se sinta angustiado e se achando com baixa autoestima.

Pois é, amigo, as coisas do coração podem nos fazer sofrer. Ao observar sua dor posso constatar mais uma vez esta verdade. Sinto que você precisa partir para adiante. Não dá para ficar forçando a barra com essa garota que não lhe quer. Todos os sinais já dados por ela, e foram vários, estão na direção de que não deseja ter você como namorado.

Coração da gente, como também o do outr,o são territórios cheios de mistério e carregados de liberdade. Isto quer dizer que não somos capazes de domá-los plenamente. Da mesma maneira que o Amor nos vem e nos surpreendemos envolvidos por ele, somos também incapazes de obrigar os outros a que nos queiram.

Ter alguém simplesmente porque teve dó da gente, ou porque se sinta obrigado a nos querer, definitivamente que não é Amor. É sedução e posse e isto só gera mais dor e sofrimento. É algo incapaz de gerar realização e felicidade.

Você me relata estar rezando para que ela o acolha. Que bom que esteja orando, mas sugiro que faça, o mais breve possível, uma inversão no pedido dessa sua oração. Ao invés de solicitar que ela o ame, que tal pedir ao Senhor para lhe libertar desse Amor que não tem nenhum futuro e só lhe causa dor?

Sim, peça a Deus para que o ajude e lhe dê coragem e força para caminhar rumo ao futuro sem se sentir preso ao passado de uma relação que não tem chances, por tudo que a moça tem lhe demonstrado, de prosperar.

E por favor, o simples fato de não ser amado por ela, não pode se configurar na constatação de que você não seja uma pessoa legal, implicando na queda da sua estima. Aliás, imagine que tal fato poderá acontecer de forma diferente no futuro.

Bem será possível de acontecer um dia de alguém lhe amar e você não corresponder, não é mesmo? Da mesma maneira que agora sofre por causa dela, poderá também, não porque queira, mas porque o coração é livre, fazer alguém sofrer...

Bola pra frente. Busque estar mais com os amigos. Não deixe de frequentar a sua comunidade, reforce a oração, receba os sacramentos. Faça isto sempre com o pedido invertido que lhe sugiro acima. Logo se surpreenderá sentindo que Deus lhe apresentará alguém para amar profundamente e ser por ela correspondido.

O meu abraço fraterno e as minhas orações,
Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 09/07/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras