O chamado ao sacerdócio.
Querido Rodrigo,
Paz!
É com alegria que me apresso a responder seu contato. Você me escreve contando-me uma bela história. Sente-se chamado por Deus para servi-lo como padre. O problema é que não se enxerga realizando tal missão dentro da Igreja na qual vive atualmente.
Na verdade seu e-mail me dá poucas pistas para que possa respondê-lo com maior assertividade. Pelo que consegui compreender dou-lhe abaixo algumas pistas, para que reflita sobre as dúvidas e assim, mais claramente, possa decidir.
1 – O chamado de Deus não se dá através de gritos. Ele é sutil e delicado. Respeita demais nossa liberdade. Por isto, para ouvi-lo é necessário se postar com os sentidos bem atentos. O fato de você se sentir chamado para o sacerdócio significa estar com a atenção aguçada. Isto é bom.
2 – Este chamado não significa que deverá prestar este serviço em sua cidade, ou Diocese. Deus bem pode estar lhe chamando para outras missões, quem sabe como missionário, não é mesmo? O campo da missão é o mundo e não o local no qual reside hoje.
3 – Nessa linha convido-o a que faça seu discernimento no sentido de verificar se não se sente convocado pelo Senhor à vida religiosa, dentro de algum instituto ou congregação. Há várias e o mais importante é que conheça os seus carismas para avaliar se eles estão condizentes com a sua vocação. Na própria internet será possível pesquisar a este respeito.
4 – Caso vislumbre ser este o seu caminho, convido-o a avaliar seu chamado a partir do carisma da Companhia de Jesus. Nesse caso poderá escrever para eles nesse endereço: : http://jesuitascv.blogspot.com/
Com certeza obterá respostas e maiores informações.
5 – O quinto e último ponto diz respeito à oração. Ser sacerdote significa viver uma grande intimidade com a Trindade. Esta deverá ir aumentando desde já. Crescer na intimidade com o Senhor é ter vida de oração. É se colocar aberto para ouvir e compreender o que Ele está lhe dizendo no mais profundo do seu coração. É frequentar a Eucaristia para nela ganhar forças para enfrentar as dificuldades e os problemas que irá enfrentar ao assumir sua vocação.
Daqui fico rezando para que o Senhor da vida lhe indique a estrada na qual possa realizar o bem maior. Querendo continuar esta conversa, pode me escrever.
Receba o meu abraço fraterno,
Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 03/08/2012
Alterado em 06/08/2012