Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Querida Carolina,
paz!

Você me conta, cheia de dor, sua triste experiência de infidelidade. Agora, ao tentar o resgate da confiança, repara estar o seu esposo distante e ressabiado. Na verdade ele se sente inseguro em retomar o relacionamento. Pergunta-me o que deve fazer para tê-lo de novo ao seu lado. Em cinco pontos eis o que sugiro que faça neste processo de reconquista:

1 - Você precisa de perdão em três dimensões. A primeira é a Divina e Deus. Esta, desde já tenha certeza, Ele já a perdoou. Caso ainda não tenha vivido na prática esta experiência, busque um sacerdote e se acaricie com o sacramento da Reconciliação. É muito gostoso quando nos sentimos perdoados pelo Pai que é só Amor e misericórdia. Em seguida saiba que você também precisa se perdoar. A traição é uma quebra da própria integridade. É preciso se perdoar antes, para buscar depois o perdão da pessoa a quem magoamos e fizemos sofrer. Por último o perdão do seu marido. Parece que este você já o tem. Veja então a obtenção dos dois primeiros.

2 - Quando a confiança é perdida seu resgate não é algo que aconteça de maneira rápida e automática. Só de uma vez, como se fosse mágica. A retomada vem devagar. É preciso dar tempo ao tempo. É necessário nesta hora que tomemos consciência de que a ferida não se apaga totalmente. Sempre fica alguma cicatriz. Lembre-se de que enquanto ela estiver sangrando estará também doendo. Dê tempo para que ele possa curar sua dor.

3 - Mais do que pedir confiança é necessário antes oferecê-la. Esteja sempre pronta a lhe mostrar que ele pode confiar novamente em você. A gente se acostumou a exigir confiança antes de demonstrá-la. A hora é de dar um passo adiante mostrando que você é alguém confiável. Errar é humano. “Que lance a primeira pedra quem nunca tiver pecado”. Foi o que disse Jesus quando queriam apedrejar a mulher. Ninguém jogou nem um grão de areia nela.

4 - Reze mais, busque a força de Jesus nos sacramentos. Converse com o Senhor sobre o seu problema e peça a Ele para abrir o coração do seu esposo para que a perdoe. Se possível reze com ele. Quem sabe não haveria por aí um grupo de casais do qual pudessem participar juntos. Somos humanos, somos frágeis. Precisamos da graça de Deus para resistir às tentações. Melhor que enfrentá-las, será mais sábio escapar antes das situações perigosas.

5 - Estas coisas não acontecem por acaso. É preciso ir além e verificar o que está oculto por detrás do fato. Pode bem ser que vocês deixaram algum espaço vazio na relação e foi tal buraco que possibilitou a entrada de um terceiro entre vocês. Hora de resgatar projetos comuns, novos sonhos a serem compartilhados. Namorar mais, investir na intimidade de vocês. Não deixem a rotina se instalar na relação bonita que construiram. Sejam criativos, surpreendam-se um ao outro. Façam coisas que faziam e que lhes dava alegria e prazer quando eram namorados
.

Daqui, querida amiga, fico rezando para que possam logo superar bem rápido esta grande dificuldade. Caso necessite conversar mais será só escrever que lhe responderei,

Abraços do seu amigo no Senhor, que daqui distante também reza por vocês,
Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 02/12/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras