Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


"Sinto-me angustiada e triste. A pior pessoa do mundo. Como ser feliz na vida?"

Querida Ângela,
Paz!

Recebi seu e-mail no qual me relata a sua angústia. Diz-me estar se sentindo sempre triste e se postando como vítima. Por fim conta-me da solidão. Imagino o quanto está aí distante sofrendo, querida amiga.

Há momentos na vida em que tudo parece dar errado. A gente olha para trás e fica com a impressão de que nada de bom aconteceu. Daí que pode nascer em nós a imagem de que somos ruins, incompetentes e mesmo bobos. Será que é assim mesmo?

Daqui distante gostaria de ponderar com você alguns aspectos que talvez possam lhe ajudar em suas reflexões. Veja que faço isto consciente de que seja bem provável, que necessite de mais ajuda. Pode ser muito pouco esta simples resposta por e-mail. O que lhe quero dizer coloco em cinco itens para facilitar o entendimento:

1 – A posição de vítima, apesar de bem confortável, eis que nos coloca fora da solução dos problemas, não é nem um pouco legal. Há que se sair para fora dela. Para isto é preciso identificar, inicialmente, o que esteja provocando esta sua solidão. De repente você pode estar sozinha mesmo, o que significa estar necessitando de alguém, com quem possa conversar e partilhar suas angústias e problemas. Caso seja este o seu caso, saiba que à sua volta haverá sempre gente que poderá lhe ajudar. Busque alguém com madurez suficiente e que seja amiga e confiável, para que possa se abrir.

2 – Uma segunda coisa é que estes sintomas que você me diz estar sentindo, também podem ser indício de depressão. Neste caso é fundamental que busque ajuda médica. Depressão é algo que demanda tratamento. Você será medicada, tomará remédios e logo sentirá a diferença. Já procurou algum apoio nesse sentido? Você já tem um diagnóstico disto que está sentindo?

3 – Ninguém é totalmente ruim, nem completamente perfeito. Não somos anjos e muito menos demônios. Somos seres humanos. Filhos amados por Deus. Estamos na vida para crescer. Isto quer dizer que há aspectos em nossas existências nas quais somos melhores, do que outras em que não somos assim tão bons. Para estas, caso sejam necessárias na vida diária, é preciso mais desenvolvê-las e não ficar se lamentando pela vida afora. Monte um plano de ação para isto.

4 – Quando a gente não está bem é comum que só vejamos o que não é legal. Há muita coisa boa acontecendo e que acaba ficando escondida pelo que não está legal. Valorize o que acontece de bom. Valorize a vida e o crescimento dos seus filhos, dê valor enfim à sua vida. Todo dia a gente precisa agradecer a Deus pelo dom da vida. Sabe, tem um ditado que diz que quando a gente está no buraco, a primeira coisa inteligente a se fazer, será parar de cavar. Avalie se ainda não está indo mais para baixo, cavando aflita na busca de se esconder, ainda mais fundo na sua tristeza? Hora de sair para o sol, de sair para a vida. Amiga, siga com seus filhos e as pessoas que ama em busca de diversão, de alegria e não ficar fechada dentro de casa.

5 – Por fim, ore. Reze muito. Coloque diante de Deus esta sua dor. Ele que sofreu tanto quando esteve no mundo conosco, é capaz de entender perfeitamente as nossas dores. Conte com a compaixão dele. Seu Amor para conosco é infinito. Mais ainda, peça a Ele que lhe dê a força e a coragem necessárias para dar a volta por cima. Frequente mais a sua comunidade. Busque mais os sacramentos, principalmente a Eucaristia. Arranje algo útil para fazer, além da sua casa. Quem sabe um trabalho com pessoas que nem possuem condições de lhe agradecer... Enfim, o que quero lhe dizer é que está na hora de buscar um novo sentido para a sua vida.


Daqui distante rezo e torço por você. Caso queira continuar esta conversa, estou aqui à sua disposição,

Abraços e que Deus te abençoe,
Fernando.

Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 11/05/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras