Como lidar com o marido alcoólatra e agressivo?
Querida Mariana,
paz!
Que situação terrível você me traz. Um marido alcóolatra que não lhe oferece o menor espaço para uma conversa, eis que se torna agressivo verbalmente. Daqui sou solidário à sua dor. Quero lhe sugerir três caminhos para que os possa avaliar. Geralmente, quando estamos totalmente envoltos por um grande problema passamos a ter dificuldades em perceber alguma saída que, por acaso se apresente, mesmo que ela não leve a um grande destino, que pelo menos encaminhe a dificuldade para uma solução posterior em duas ou três etapas.
1 - Alcoolismo é doença. Primeiramente é preciso que considere isto. Sendo assim, esteja consciente de que seu esposo necessita de cuidados, de tratamento. Que tal buscar aí na sua cidade, ou bairro, um grupo dos Alcoólicos Anônimos? Eles costumam estar em toda parte. Ache-os pela internet. Sim, eu sei que você não será recebida nas reuniões, mas os AA sempre têm grupos compostos pelos familiares dos doentes alcoólatras. Esses, chamados de AL-ANON, realizam encontros de familiares para troca de experiências de como melhor lidar com essa doença terrível, bem como também para reforço mútuo. É preciso buscar apoio, amiga, principalmente para você e seus filhos, pois que há o risco de que se tornem co-dependentes dessa doença. Sem dúvidas, que esta moléstia, ao se instalar desintegra todo o núcleo familiar.
2 - Aquela hora em que seu esposo estiver bêbado será o pior momento para conversar com ele. Nesses momentos evite contato. Afaste-se para o mais longe possível. Quando ele estiver são, quem sabe não haverá aí algum espaço para uma conversa. Saiba que ele estará muito envergonhado e a agressividade poderá ser uma forma de tentar encobrir tal vergonha. Não responda agressividade com agressividade, mas com assertividade. Nessa hora, caso ele a trate mal pergunte a ele por que a está tratando desse jeito. E fique calada. Caso ele continue agressivo, deixe-o de lado. Quem sabe haja algum amigo, ou parente dele a quem você possa solicitar ajuda?
3 - Convide o seu marido para rezar, mas sem falar na doença dele. Reze com ele, se não aceitar o convite, reze para ele. Ore pelo seu casamento. Coloque nas mãos de Deus o seu problema, pedindo-lhe coragem e luz para agir. Ele, que é todo bom, saberá ajudá-la lhe dando ânimo. Orar é uma maneira bonita e eficaz de cuidar da sua família, do seu matrimônio. Reze com seus filhos, mas sem envolvê-los, caso ainda não sejam adultos, nos problemas conjugais de vocês, mas fale com eles também que papai está doente.
Caso nada disto surta resultado, amiga, só lhe restará então repensar o relacionamento, eis que ele, assim doente, será incapaz de manter uma relação saudável e significativa.
Abraços de paz e querendo conversar mais, estou aqui,
Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 28/11/2015
Alterado em 28/11/2015