querido Roberto,
paz!
que crise tremenda essa que me relata, amigo! Culpa dos tantos erros cometidos no relacionamento, o amor da sua esposa foi aos poucos diminuindo, até que chegou aquele dia terrível, no qual ela lhe declarou não mais sentir nada por você. Claro, você lutou bastante, fez mudanças, buscou ajuda de outras pessoas, rezou, mas mesmo assim ela se mantém firme em sua decisão de não mais permanecer casada. Daqui distante fico pensando em como poderia tentar ajudá-lo. Pensei nesses cinco pontos para sua reflexão. Use-os tanto quanto possa sentir que eles possam ajudá-lo na superação dos tristes problemas aqui me relatados.
1 - Deus é Amor o que significa que Ele é todo misericórdia e perdão. Disso podemos depreender duas coisas. A primeira é que Ele já te perdoou daquele pecado antigo do aborto lá no seu passado. Liberte-se também dele. Faça algo por alguma criança pobre como penitência pelo que fez há tanto tempo e saiba também que o filhinho de vocês os perdoou e o abraçará todo sorridente quando chegar ao céu e encontrá-lo. A segunda coisa é que se Ele é Amor, onde há Amor Deus aí está. Não adiantará nada ser casado na Igreja se não houver amor no relacionamento. Ao contrário, Deus estará com aquele casal, que mesmo não sendo casados na igreja se amam e se respeitam.
2 - Coração é lugar no qual não temos muita gerência. Não podemos obrigar ninguém a nos amar. O Amor é totalmente livre, este é o seu pressuposo básico. Sendo assim, se a sua ex-esposa, definitivamente, não sente que o ama mais e vocês estão tentando já há um bom tempo reconstruir a relação, não seria a hora de desencanar? De deixar que ela refaça a vida dela e que você busque, agora que você mesmo me diz, se tornou uma pessoa melhor, encontrar alguém que irá realmente te amar? Quanto ao filho, vVocê poderá continuar amando-o e sendo amado por ele, mantendo a relação de pai com ele, mesmo não estando morando mais juntos.
3 - Tem muita gente e você viu isto em suas pesquisas pela Internet, que possui no coração uma imagem de Deus muito feia e bruta. Trata-se de um deus duro, fiscal da humanidade, um deus que não perdoa e que fica somente preocupado com os pecados. Este não é, em definitivo amigo, o Deus de Jesus. Cuidado, muito cuidado com pessoas que pensam assim. Veja como Jesus vê e fala de Deus e foi Ele quem nos disse que "quem me vê, vê o Pai".
4 - Você já pensou em buscar ajuda psicológica? Seu longo relato me faz pensar que precisa de apoio profissional além do religioso. Deus age também através de profissionais, que possam te ajudar a arrumar melhor a sua cabeça. Avalie esta possibildade com carinho, amigo. No caso de você não poder arcar com tal tipo de tratamento, busque alguma clínica social de escolas de psiciologia. Muitas Igrejas também oferecem este tipo de ajuda.
5 - Por fim, e não menos importante, reze amigo, ore porque Deus é sempre bom e te ama profundamente. Peça força para mudar esses comportamentos negativos que o fizeram perder o amor da sua esposa. Apresente a Deus o seu problema e busque receber dele o ânimo e a coragem para mudar como ser humano, para não ser grosso com as pessoas, bem como também para que saiba cuidar melhor da sua vida econômico financeira. Busque no Sacramento da Eucaristia o ânimo para mudar.
Receba o meu abraço fraterno, daqui fico rezando por você,
Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 28/11/2015
Alterado em 28/11/2015