Fernando Cyrino

Caminhando e saboreando a vida.

Textos


Como me preparar para o ENEM e Vestibular? 10 pontos para planejar o estudo.

Meu caro João Victor,
paz!

você me relata ter dificuldades em manter seu foco nos estudos. É um jovem disperso e com muitos interesses. Pede-me então algumas dicas para melhor se preparar para o ENEM e o vestibular, concursos que serão tão importantes na sua vida. Pensando e refletindo a respeito, pensei nesses dez pontos. Siga-os e, com certeza, dentro de um tempo razoável, você estará preparado para vencer este desafio.

1 - Defina com clareza a sua meta e a escreva. Lembre-se de que o objetivo tem verbos fortes e é feito para ser perseguidos. Para se definir o objetivo, tenha em mente o que você se propõe a realizar. Por exemplo, estudar sete horas por dia. Quatro pela manhã e três no período da tarde. Em seguida o como será feito esse estudo, de repente, algo assim: pela manhã estudarei sozinho e nas tardes, duas vezes por semana, trabalharei em grupo. E por fim registre os resultados que serão alcançados: A cada seis dias terei domínio de, pelo menos, dois temas de disciplinas distintas. A cada quinze dias avalie se está cumprindo seu objetivo. Isto tudo, obviamente, você irá fazer por escrito.

2 - Cuide das noites. Este não é o seu momento de curti-las. Haverá muito tempo na vida para isto. Nesse período elas devem ser vistas como horários propícios para o sono. E ele é tão necessário quanto as horas de se estudar. Descanse oito horas a cada dia. Não exceda, o que lhe dará preguiça, e nem economize nesse tempo, o que lhe provocará bocejos e perda de rendimento. Mantenha a calma e o equilíbrio. Não vá se meter em confusões que possam desviar o seu foco de atenção. Guarde a adrenalina para cumprir sua meta.

3 - Monte seu plano de aprendizagem mensal. Tenha bem definido o que irá estudar no período. Veja que ele é individual, eis que você tem velocidades, competências e necessidades diferentes das de seus colegas. Caso não faça isto poderá se perder, investindo o tempo em matérias e assuntos assessórios, ou que já tenha domínio.

4 - Deixe um espaço para o lazer, pratique seu esporte preferido, mas tome cuidado, afinal trata-se da sua atividade física favorita. Coloque limites nisso. Se definiu que jogará bola por uma hora cumpra esse tempo estipulado. Não avance o sinal e continue só mais um pouquinho. Busque também algo que possa ajudá-lo a se manter relaxado. Música (que acalme, yoga, relaxamento, tai chi, meditação, oração...)

5 - Cuidado com os dispersores de atenção. Telefone, programas de telefisão, filmes, Internet, redes sociais, música, jogos eletrônicos... Identifique aquele, ou aqueles, que mais o afetam e tome bastante cuidado com eles.

6 - Caso esteja apaixonado, converse com seu amor sobre o seu objetivo maior nesse ano. Se não estiver, cuide para blindar seu coração. Esta não seria uma boa hora para arrumar namoro. Tendo namorada, boa maneira de comprometê-la será lhe solicitar para que seja a cobradora do seguimento da meta. Se tiver que se apaixonar mexa os pauzinhos, para que o universo conspire e encontre alguém imbuído do seu mesmo propósito.

7 - Atenção com as matérias chatas, cansativas, ou que sinta dificuldades na assimilação. se´ra mais producente investir nelas quando estiver mais relaxado, ou seja, pela manhã. Se cansar, dê um tempo, mude de assunto no estudo, mas mantendo obviamente o plano de aprendizegem mensal. Depois retome. Sempre retome.

8 - Cuidado com o desânimo. Haverá dias em que não quererá estudar e aí a gente se torna mestre em arranjar desculpas. Será só hoje... O rompimento dos diques não acontece de uma vez, mas tem início em gotas que dão sinais.

9 - Deixe o domingo para revisar aquilo que mais gostou de estudar na semana. Mas faça isto somente pela manhã. A tarde é livre. Olhe para o mundo, vá para ele, curta-o intensamente. Afinal, você também está vivo.

10 - Para vencer em seu grande objetivo, considere essas três palavras como essenciais:

* Confiança; sim, saiba que é capaz. Se não confia em si mesmo, não chegará muito longe. Você pode mais do que imagina.

* Coragem; o medo de não vencer estará sempre à espreita. De vez em quando faça cara feia para que se afaste. Ele quer chegar cada dia mais pra perto. Você tem o objetivo de vencer e o o medo tem a meta de lhe paralisar, lhe abraçando.

* Foco; não se disperse. Foco é raio laser apontado para dia e hora em que estará sentado fazendo as provas. Lembre-se do dizer bíblico de que há tempo para tudo debaixo do sol. Não crie novos focos nesse momento.


Ser aprovado não é uma questão de sorte, mas de preparo, suor e dedicação. Lembre-se disto. Daqui torço para que administre seus tempos de estudo, na certeza de que em breve estaremos celebrando a sua vitória,

abraços,
Fernando.
Fernando Cyrino
Enviado por Fernando Cyrino em 28/11/2015
Alterado em 28/11/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras